quarta-feira, 11 de julho de 2012

ouça o galo cantar



O crente - aquele que já recebeu a revelação de Deus - tem uma grande vantagem sobre o indivíduo natural - aquele que ainda não despertou para o amor de Deus. É que o primeiro tem a opção de pecar, e o segundo peca porque não tem outra alternativa. Um é livre para escolher, o outro é escravo do pecado. Esta liberdade de escolha não é mérito do cristão, nem conseqüência de sua disciplina ou força de vontade, é o resultado da ação sobrenatural do Espírito Santo que age em sua vida.
Uma das ferramentas que Deus usa para proteger o cristão do pecado é o canto do galo. O galo sempre canta para denunciar o pecado e é preciso treinar os ouvidos para ouvi-lo. Agora me responda: na experiência de Pedro, quando negou a Jesus, o galo cantou antes ou depois de consumado o pecado? Não seja tão apressado. Leia novamente a história em Mateus capítulo 26. No verso 34 lemos: "Disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que esta noite, antes que o galo cante três vezes me negarás." Aí está o galo cantando antes de Pedro negar a Jesus, não de fato ou audível, mas como um alerta antes que o fato se consumasse. A palavra de Jesus avisando Pedro do perigo do pecado, já foi o sinal do galo cantando.  Uma informação privilegiada. 

Para o crente o galo sempre canta antes do pecado  

Tenho recebido muitos testemunhos de irmãos que são avisados de alguma maneira antes de consumarem algum pecado. Um lutava para desviar o olhar de uma bela modelo estampada em um outdoor, quando assustado leu na traseira do caminhão à sua frente: Os olhos do Senhor estão em todo lugar. Outro recebeu um telefonema da esposa às vésperas de cometer adultério. Outro encontrou numa cidade distante um irmão da igreja, antes de se prostituir. Todos desistiram de cometer o pecado. Assim, o galo canta de muitas formas para nos alertar. É a lembrança de uma passagem bíblica, um cântico no rádio, uma foto dos filhos, etc. A freqüência e a criatividade do canto do galo, deste alerta para o perigo, é do tamanho do amor de Deus. 

Quem tem ouvido ouça

O pecado é um processo que acaba em morte. "Cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte".Tiago 1:14-30. Mas para nós que somos habitação do Espírito de Deus, sempre podemos estancar este processo, quando de alguma forma, identificamos o canto do galo alertando para o perigo iminente. Com treino e discernimento podemos ouvir o galo cantando, que via de regra acontece bem próximo ao buraco mortífero do pecado. Jesus diz a Pedro “nesta noite”, em breve, perto está, por agora, cuidado. À beira da negra noite que esconde, às portas da madrugada que aflora os desejos, onde mora o perigo, então é hora do galo cantar. Dê ouvidos ao canto do galo, seja mais santo e viva melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário