quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

parábola da candeia





Também lhes disse: Vem, porventura, a candeia para ser posta debaixo do alqueire ou da cama? Não vem, antes, para ser colocada no velador?
 Marcos 4:21


Você é a única pessoa, entre quase 7 bilhões de seres humanos, capaz de exercer alguns projetos de Deus. Isso porque somente você tem influência sobre certas pessoas. E essas pessoas dependem de você, estão aguardando sua ajuda e apoio. Seu potencial é do tamanho de Deus. Tome posição e seja quem Deus planejou que fosse.
Creio que é sobre isso que Jesus quer nos ensinar através da Parábola da Candeia. Você tem que estar no lugar certo, com a motivação certa. Isto significa estar no centro da vontade de Deus. Você se sente realizado? Percebe que Deus tem te usado e frutos têm surgido?

NO LUGAR CERTO

O sucesso de uma empresa, de uma equipe esportiva, de uma família, ou de qualquer outra instituição tem a ver com o posicionamento que cada integrante deste grupo adota. Quando há uma orientação e todos exercem seus papéis, e cada um está no lugar certo, as coisas tendem a funcionar bem.  Até mesmo objetos cumprem os objetivos de seu criador, quando estão no lugar certo. Jesus fala de uma candeia, ou lâmpada daquela época. Se ela não estiver exatamente no local adequado, não cumpre totalmente seus propósitos e até pode causar bastante estrago. Imagine uma lamparina que funcionava com óleo e fogo aceso debaixo de uma cama? Provavelmente causaria um incêndio. Então, se Deus nos colocou onde estamos, é porque somos úteis ali. Pessoas serão abençoadas através de nossas vidas. Não podemos nos esconder, antes eu e você somos úteis no Reino de Deus quando permitimos que Deus revele sua luz através de nós. 

A MOTIVAÇÃO CERTA

Você sabe para que serve a luz? Faça uma lista destas finalidades.
Se a candeia fosse uma pessoa, o que responderia se perguntássemos a ela:  - Dona Candeia, a senhora está aí por que? Quais são suas motivações? O que será que ela responderia?
Motivação tem a ver com movimento, direção, orientação. É aquele impulso interno que nos leva a ação. Para entendermos qual é nossa motivação temos que responder a pergunta: Estou fazendo isso pra que? Por que tomei esta atitude? Estas perguntas não têm respostas únicas, isso porque cada pessoa tem motivações internas diferentes. Mesmo irmãos gêmeos têm motivações diferentes. É uma energia interior que aquece o coração e a alma. A finalidade da candeia é iluminar, e para isso tem que estar num local alto, bem visível. Na nossa vida este é o momento de checar as motivações, senão, corremos o risco de estarmos no local certo, mas com motivações egoístas, daquelas que só pensam em nós mesmos. A candeia tem como combustível o óleo, que é o símbolo do Espírito Santo. Só Ele é capaz de aquecer nosso interior pra que a luz que brilha da gente seja a de Jesus, não a nossa própria. Onde Deus te colocar você será uma luz que clareia não só seus caminhos, mas os caminhos de todos os que estiverem ao seu redor. Você foi chamado para brilhar.

NADA DE PISCA-PISCA

Você já viu um vaga-lume? Ele tem uma luz muito curiosa que pisca e pisca. Quando estamos no lugar que Deus quer, com as motivações certas, nossa vida de crente não pode ser como um pisca-pisca. Que ora ilumina, ora apaga. Nós temos o óleo mais precioso que é o Espírito Santo dentro de nós, que é o próprio Deus. O que temos que fazer para que a chama de nossa candeia nunca se apague? Medite em Mateus 5:14a;  Hebreus 12:14; Isaías 59:1-2; Apocalipse 22:11.

CONCLUSÃO



A candeia é um pequeno instrumento de iluminação, parecido com uma lamparina, geralmente fixada num local elevado e abastecido com óleo, que ilumina por certo espaço de tempo.  Assim como a candeia, nós somos pequenos instrumentos de iluminação de Deus. Temos que tomar cuidado e checar sempre nossas motivações interiores, pra que a Luz de Jesus brilhe através de nós e o nosso combustível nunca se acabe. O mundo estava em trevas e Jesus é a luz que veio iluminar. Bem posicionados, cumprimos nossos desígnios e somos usados para ajudar outras pessoas a cumprirem seus desígnios também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário