sexta-feira, 25 de maio de 2012

insights da APAS 2012




PROMOÇÃO

-Custo é PREÇO, Valor é BENEFICIO: o que vamos oferecer?

-Vantagem é percepção: Se insistimos nas mesmas vantagens recorrentes, a percepção é que elas se transformam na característica do produto, perde o efeito da promoção;

-Promoção tem que gerar IMPACTO: uma barra de ouro vale mais promocionalmente do que o mesmo valor em dinheiro. A promoção tem que mexer na fantasia;

- Dar desconto sempre? Então não é promoção, é estratégia e política de preço;

-Promoção não resolve problema de loja/produto: só empurra o problema pra frente, e ainda gera o custo da promoção;

-Promoção dá sobre vida: mas não reverte a situação;

-Promoção não aumenta o volume da categoria: apenas migra a venda de um produto para outro.


BLOG DA GE

-o blog precisa contar histórias interessantes;

-atualizaram a imagem da GE contando histórias;

-Thomas Edson é o criador da GE: ninguém sabe disso e que a GE não vende apenas lâmpadas;

-E preciso zelar o conteúdo com olhar e ponto de vista dos usuários. Nossos posts tem que atender ao olhar externo.

-Linha editorial: pessoas; mercado; governo; comunidade; inovação;

-Frequência: uma história por dia;

-Tom de voz: simples; objetivo; informal; próximo; relevante;

-Produção: definir uma história por semana de cada unidade; reuniões semanais;

-Moderação: duas vezes por dia.


OUTROS INSIGHTS

- A empresa tem que ser firme em seu posicionamento. Firme em sua proposta de valor;

-A Classe C sente-se bem em lojas coloridas e bancas fartas de produtos;

-O funcionário vê na empresa a possibilidade de um resgate familiar, pois sua família, em muitos casos , é ausente e desestruturada;

-Cresce a comunicação das marcas corporativas. Hoje o consumidor quer saber que empresa-master está por trás dos produtos e qual sua origem;

-Case Ikea: no lançamento de uma loja, o gerente postou fotos do show room. Quem tagueasse primeiro ganhava os produtos de graça. Ótima aplicação para uma ferramenta que já existe no Facebook: http://www.youtube.com/watch?v=tQjWGHStFJA

-Case Emart: o movimento fraco nas lojas no horário do almoço, incentivou esta ação. Estruturas foram espalhadas na cidade, e ao sol de meio dia criavam um código QR Code. O resto é festa: http://www.youtube.com/watch?v=EvIJfUySmY0&feature=results_main&playnext=1&list=PL7F1327D9A2A12176


-O Magazine Luiza criou um sistema inédito de vendas pelo Facebook e Orkut. O Frederico Trajano (filho da Luiza) apresentou números impactantes das vendas porta a porta no Brasil, o crescimento das vendas on line, e da proporção e influência das redes sociais. Com o mix desta salada de indicadores entenderam que poderiam criar mini lojas pelo Facebook e Orkut: http://www.youtube.com/watch?v=enlMrBlmpeE



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