segunda-feira, 16 de julho de 2012

parábola do semeador




PARÁBOLA DO SEMEADOR
Mateus 13:1-23

Jesus usou parábolas para ensinar muitas coisas. Ele disse: — Escutem! Certo homem saiu para semear. Mateus 13:3  

Olá! Hoje começaremos uma linda viagem estudando as parábolas de Jesus. E como não queremos nos perder nesta viagem usaremos um mapa. O nosso mapa se chama Bíblia. É estudando cuidadosamente a Bíblia que conseguimos chegar de forma segura ao nosso destino. Preparado? Então aperte o cinto que já vamos partir.
Jesus adorava contar histórias. As histórias encantam os ouvintes porque despertam a imaginação. Desta vez Jesus saiu de casa e foi para a beira da praia de um grande lago. Logo, logo, muitas pessoas se achegaram para ouvi-lo, porque sua mensagem era maravilhosa. Para facilitar Jesus subiu num barquinho e aproveitando uma posição mais favorável, onde sua voz seria melhor ouvida pela acústica, contou a parábola do semeador. Você sabe o que é semeador? É aquela pessoa que lança sementes ao solo na esperança de que a sementinha cresça e dê muitos frutos depois de algum tempo. Semear é uma atitude de fé. Quem semeia acredita que terá condições favoráveis para que a colheita seja abundante. Neste caso, quem dá as condições favoráveis é Deus. Ele é o maior interessado que nossa semeadura dê certo (João 15:1). Veja que Jesus falou que o homem “saiu a semear” sem se preocupar exatamente onde a semente cairia. E aqui já temos uma lição: a semente é a Palavra de Deus e nós não devemos ficar escolhendo ou julgando as pessoas e locais onde vamos semeá-la. Porque no fundo só Deus conhece os tipos de solo. Todos nós assumimos um compromisso de espalhar as boas sementes, as boas novas, o evangelho, a Palavra de Deus. Você sabe o que é evangelizar? Evangelizar é contar histórias acerca de Jesus e do que ele fez em sua vida. É fácil, não? (Salmo 126:6). É interessante que Deus poderia escolher qualquer meio pra semear sua semente de salvação. Poderia até ter escolhidos os anjos para esta tarefa. Mas escolheu a mim e a você. Talvez seja uma forma de nos deixar mais envolvidos com seu Reino.

A SEMENTE
É muito legal perceber que a semente é uma só. E ela é boa. Os solos são diferentes, mas a semente não. Sabe por que? Porque a semente é a Palavra de Deus, e ela é única. Por isso não precisamos reinventar a roda na hora de semear, é só falar o que a Palavra diz, o resto é com Deus. A boa semente de Deus é poderosa (Rm 1:16); é viva e duradoura (I Pe 1:23-25); produz fé no coração de seus amigos (Rm 1:16); é divina e
certeira, nunca falha ( Is 55:10-11); não muda nem acaba (Is 40:8); cresce e produz alegria (Tg 1:18-21).

OS SOLOS
Esta parábola nos ensina sobre a qualidade do ‘ouvir’. Esta talvez seja uma mensagem central. Nos adverte sobre um ouvir superficial (seria a religiosidade?).  Veja: a semente é a mesma, o semeador é o mesmo, o que muda é o solo. Os solos podem ser comparados com a atitude do coração das pessoas em relação a Deus e sua Palavra. De como ouvem e recebem a semente que foi semeada. O próprio Jesus deveria estar retratando os tipos de ouvinte de sua mensagem. Gente carrancuda de coração duro, como o solo ressecado (os muito intelectuais e estudados que se acham o rei da cocada). Outros muito superficiais, que recebiam a semente, mas de tão rasos não criavam raiz (talvez os que acompanham novela e Big Brother, desculpe a comparação, não resisti. rr). Outros ativistas e preocupados em ganhar a vida (como quem faz do trabalho e do dinheiro seu deus). E cham-cham-cham-cham, finalmente os que de bom grado recebiam a mensagem e davam muitos frutos (os humildes que querem aprender e se render à soberania de Deus). Bem , como não temos bola de cristal para adivinhar quem tem um coração parecido com um solo fértil e receptivo, temos que lançar a semente sobre todos (Mt 28:19).

CONCLUSÃO
Toda parábola ou história contada por Jesus tinha uma aplicação moral ou espiritual. Nesta aprendemos que todos somos semeadores de uma única e boa semente: a Palavra de Deus. Ela exige do ouvinte uma resposta positiva. Deus dá semente com fartura para quem se dispões a semear. Nós também somos alvo da semente e temos de ter um estilo de ‘ouvir’ que gere obediência e muitos frutos. Quantos amigos vieram a Jesus por nosso intermédio? 30, 60, 100 ? Temos que cultivar o bom solo em nosso coração. Também aprendemos que independente da reação das pessoas, nosso papel é semear. Deus pode transformar um coração de pedra (solo ressecado à beira do caminho) em um coração de carne (solo bom que dará bons frutos) (Ez 36:26).

CURIOSIDADES
-O verbo ‘ouvir’ no hebraico é frequentemente traduzido como ‘obedecer’.
-Se precisamos ouvir a Palavra de Deus, como os surdos poderão ser amigos de Deus? Você sabia que existe uma língua especial para surdos chamada LIBRAS? É a Linguagem Brasileira de Sinais. LIBRAS é a segunda língua mais falada no Brasil. Você pode aprender e os surdos ficarão muito felizes em se comunicar com você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário