Em 2009 uma
jornalista me entrevistava e olhando nos meus olhos perguntou? Qual é o projeto
social de sua empresa? O que vocês têm feito nesta área? Enrolei, gaguejei,
virei o olho tentando buscar na memória algo que parecesse ser uma resposta bem
inteligente e disse que fazíamos muitas ações, mas nada tão estruturado que
pudesse ser apresentado num bonito relatório social. Nós não tínhamos uma fundação
ou algo parecido que gerenciasse tais ações. De fato a empresa sempre fora
muito sensível e atuante em programas de auxílio social, mas nada formalizado.
Disse também que achava muito importante enfiar a mão no bolso e investir em
programas e ações sociais, mas que tão importante quanto isso seria a empresa
levantar a bandeira de uma idéia, um propósito, um valor, uma causa. Então
confidenciei um sonho: eu gostaria de influenciar as famílias a se reunirem em
torno da mesa.
De lá pra cá
temos trabalhado incansavelmente na promoção deste valor. Nossa proposta de
comunicação institucional tem como centralidade a família em torno da mesa.
Pesquisas revelam que as famílias vivem de forma mais equilibrada quando
investem neste esquecido hábito de se sentarem em torno da mesa para suas
refeições. Os adultos ficam mais equilibrados, as crianças no futuro não se
envolvem com drogas ou álcool. Tiram as melhores notas da escola, ficam mais
sociáveis e seguras. Quer maior legado que este? Queremos promover uma geração
sarada física e emocionalmente.
Toda grande
empresa tem grandes propósitos, grandes causas. Penso que o papel do varejo é
servir, é acreditar em seus valores e ajudar seus clientes a adotá-los
Recentemente promovemos um concurso cultural e os
clientes tinham que responder à seguinte pergunta: Por que reunir a família
em volta da mesa faz bem? Aprendi de um papa da comunicação que se seu
cliente escreve algo de bom sobre sua empresa ou sobre os valores que você
acredita, passa a se comprometer com a proposta. Escolhemos criteriosamente as
melhores frases, fretamos um avião e levamos os criativos ganhadores e suas
famílias para um passeio inesquecível num resort. Este é o nosso legado: que as
famílias se reúnam à mesa num encontro saudável e legal.
Qual é seu propósito? Ganhar dinheiro? Qual sua
causa? Abrir lojas? Qual seu valor, seu legado? Desafio a você varejista a
abraçar causas mais nobres. A próxima geração merece seu esforço, sua
criatividade, seu empenho.
Boas vendas, boas causas e mãos à mesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário