sexta-feira, 23 de novembro de 2012

a empresa e seu legado




Em 2009 uma jornalista me entrevistava e olhando nos meus olhos perguntou? Qual é o projeto social de sua empresa? O que vocês têm feito nesta área? Enrolei, gaguejei, virei o olho tentando buscar na memória algo que parecesse ser uma resposta bem inteligente e disse que fazíamos muitas ações, mas nada tão estruturado que pudesse ser apresentado num bonito relatório social. Nós não tínhamos uma fundação ou algo parecido que gerenciasse tais ações. De fato a empresa sempre fora muito sensível e atuante em programas de auxílio social, mas nada formalizado. Disse também que achava muito importante enfiar a mão no bolso e investir em programas e ações sociais, mas que tão importante quanto isso seria a empresa levantar a bandeira de uma idéia, um propósito, um valor, uma causa. Então confidenciei um sonho: eu gostaria de influenciar as famílias a se reunirem em torno da mesa.

De lá pra cá temos trabalhado incansavelmente na promoção deste valor. Nossa proposta de comunicação institucional tem como centralidade a família em torno da mesa. Pesquisas revelam que as famílias vivem de forma mais equilibrada quando investem neste esquecido hábito de se sentarem em torno da mesa para suas refeições. Os adultos ficam mais equilibrados, as crianças no futuro não se envolvem com drogas ou álcool. Tiram as melhores notas da escola, ficam mais sociáveis e seguras. Quer maior legado que este? Queremos promover uma geração sarada física e emocionalmente.
Toda grande empresa tem grandes propósitos, grandes causas. Penso que o papel do varejo é servir, é acreditar em seus valores e ajudar seus clientes a adotá-los

Recentemente promovemos um concurso cultural e os clientes tinham que responder à seguinte pergunta: Por que reunir a família em volta da mesa faz bem? Aprendi de um papa da comunicação que se seu cliente escreve algo de bom sobre sua empresa ou sobre os valores que você acredita, passa a se comprometer com a proposta. Escolhemos criteriosamente as melhores frases, fretamos um avião e levamos os criativos ganhadores e suas famílias para um passeio inesquecível num resort. Este é o nosso legado: que as famílias se reúnam à mesa num encontro saudável e legal.
Qual é seu propósito? Ganhar dinheiro? Qual sua causa? Abrir lojas? Qual seu valor, seu legado? Desafio a você varejista a abraçar causas mais nobres. A próxima geração merece seu esforço, sua criatividade, seu empenho.
Boas vendas, boas causas e mãos à mesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário