quarta-feira, 13 de julho de 2011

em nome do pai

Segundo o Conselho Nacional de Justiça de cada 4 crianças que nascem no Brasil uma não tem o nome do pai na certidão. No campo destinado ao nome do pai o que aparece é um frio asterisco (*). Há um vácuo, não só no papel, mas na alma também. O último dado oficial disponível no país aponta que hoje, duas a cada três crianças (66%) são concebidas fora do matrimônio o que reforça um dos motivos para que o nome do pai não apareça na certidão de nascimento. E a maioria esmagadora nunca recupera esta filiação. Está faltando pai no mercado.
Detesto preencher cadastros. Em hotéis, por exemplo, quando me perguntam a profissão sempre respondo “feirante”, e de fato o sou. Mas qual o motivo de perguntarem minha profissão? Que cruzamentos ou estratégias vão realizar após esta valiosa informação? Apesar do desconforto, isso é fichinha pra quem não tem conhecimento nem do nome do pai. Me sentiria humilhado e tremendamente desconfortável se ao invés de Paulo, tivesse que rabiscar um asterisco, se no dia dos pais não tivesse ninguém para honrar. Não. Eu não saberia descrever as angústias de quem não tem o nome do pai, para chamar de seu.
bar mitzvah
Na cultura judaica há um rito de passagem muito significativo para os adolescentes. Aos 13 anos o rapaz é reconhecido como um membro responsável na comunidade. Então passa pela cerimônia do bar mitzvah, ou “filho do mandamento” - há a cerimônia das moças também, chamada bat mitzvah. Um ponto festivo da cerimônia é quando os tios, amigos da família e o pai levantam o rapaz numa cadeira e dançando profetizam bênçãos a cerca do seu futuro. O pai apontando o dedo pro rapaz diz em alto e bom som quanto o ama, o respeita e quanto confia nele para que dê continuidade na geração da família. Diz que se orgulha do filho e que Deus vai prosperá-lo e abençoá-lo em todos os seus caminhos. Agora imagine como este rapaz desce da cadeira? Um touro, quicando, preparado para encarar qualquer desafio. Numa idade nebulosa para as decisões e comportamentos sexuais, o menino vai para a vida com toda a convicção que é o macho da paróquia. Ele não tem dúvida que é amado pela família e um homem escolhido por Deus para cumprir todos os sonhos do Senhor a seu respeito.
Tem pai que confunde o termo hebraico e em vez de abençoar o filho vai para um...bar.
Reza a lenda que Jesus não passou por esta cerimônia, pelo menos da forma tradicional. Nos evangelhos não há registros claros, apesar da experiência aos 12 anos no templo (Lc 2:41-52). Isso porque somente o pai biológico poderia conduzir a cerimônia e José não preenchia tal requisito. Mas Jesus era um menino como todos os outros e como filhos sabemos que a maioria de nossas questões interiores tem a ver com conflitos e ausências da paternidade. Será que Jesus não foi alcançado por esta bênção? Será que ele não recebeu uma palavra encorajadora do pai?
o filho e o pai
Não temos todos os detalhes da vida de Jesus enquanto esteve em nosso meio. Nem se passou ou não pela cerimônia do bar mitzvah. O que temos registrado é que mais tarde Jesus passou por uma experiência com o Pai, que mudaria radicalmente seu comportamento e ministério. O menino foi outro depois deste acontecimento.
Depois do batismo de todo aquele povo, Jesus também foi batizado. E, quando Jesus estava orando, o céu se abriu, e o Espírito Santo desceu na forma de uma pomba sobre ele. E do céu veio uma voz, que disse: — Tu és o meu Filho querido e me dás muita alegria. Lucas 3:21-22

1-todo filho quer agradar o pai
Apesar dos aparentes conflitos, todo filho deseja agradar e encantar seu pai. Na nossa relação com Deus, isso é adoração. Adorar é fazer Deus sorrir. Jesus então se batiza, cumpre a liturgia e faz o Pai sorrir: “Jesus também foi batizado”.

2- todo filho quer o olhar do pai
O filho pode passar o dia inteiro se divertindo numa nova performance, mas quando o pai chega em casa seu prazer é repetir sua descoberta e o que dá novo sabor e faz toda a diferença é o olhar atento do pai. Jesus ora para chamar a atenção do Pai: “Jesus estava orando”.

3- todo filho espera uma abertura do pai
Sabe aquele pai que é um pavão na rua e uma ostra em casa? Criativo na empresa, na igreja, no seu hobbie, mas não faz nada de interessante para aprofundar a relação com o filho? Que não tira os olhos do jornal? Não precisa levantar a mão, sei que você não é assim, mas seu filho espera um sinal de sua parte que dê abertura para um encontro de verdade. Deus, o Pai, retira o jornal da frente e presta atenção no seu Filho: “o céu se abriu”.

4- todo filho quer que o pai desça
Desça do pedestal da arrogância, da indiferença, da superioridade. Você pode começar com uma postura corporal, demonstrando com o franzir da testa, com o balançar da cabeça ou com um “hummm” que expresse sua atenção ao que ele fala. Se preciso agache-se e fique da altura do seu filho, mas desça. Deus usou esta estratégia de comunicação, desceu e se colocou à altura do Filho, demonstrando interesse: “o Espírito Santo desceu”.

5- todo filho quer uma palavra positiva do pai
Se Jesus não passou pelo bar mitzvah, seu Pai restaurou toda sorte de bênçãos para encorajá-lo quando publicamente, pagando um mico cósmico, quase precisando de babador, faz uma declaração de amor, sem cobrança, demonstrando todo o gozo e satisfação pelo Filho. Jesus não tinha feito nenhum milagre público, nenhum sermão impactante, não tinha ganhado nenhuma competição, nem tirado boas notas na escola, nada que justificasse do Pai um reconhecimento, nada. Jesus era apenas um filho amado e o Pai o reconheceu com tal. O menino deslanchou a partir deste dia, e deu no que deu. Isso porque seu Pai liberou uma declaração pública de amor e motivação: “Tu és o meu Filho querido e me dás muita alegria”

A revolução começa em casa. Exerça seu ministério de pai. Seja pai na certidão e na vida do seu filho.

Se gostou deste artigo, divulgue e cadastre-se no blog pra receber mais.
 Se não gostou tenha misericórdia de mim.

2 comentários:

  1. Deus te abençoe! Ótima mensagem para nos ajudar a manter ao foco.

    ResponderExcluir
  2. Tudo de bom!!! + uma vez Jesus te usando meio sem querer até rs Vim ler o post de cima por indicação sua, e senti curiosidade por esse, tal foi minha surpresa quando li "todo filho quer agradar o pai" estava pensando seriamente em dar uma TV LCD para meu pai, mais pensando em um presente mais barato também. . . depois de ler tomei a decisão, ele vai ganhar a TV pq eu quero faze-lo sorrir!Decidido! As 3:30hs da manhã!rs Mais uma vez obrigada por vc existir!rs Meu papi's irá te agradecer também! hahaha Abç Klay

    ResponderExcluir