quinta-feira, 28 de julho de 2011

unção de encorajador



A boa palavra a seu tempo faz toda diferença. Se conhecemos tantos casos e histórias de pessoas que tiveram suas vidas totalmente comprometidas por palavras amargas ou diabólicas, muito maior poder terá uma palavra doce, abençoada e encorajadora na vida de uma pessoa. Se o estrago de uma palavra vinda do inferno é grande, infinitamente maior é uma palavra que tenha origem no Trono da Graça. O problema é que nos fixamos no texto que diz “visito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem” e nos esquecemos de “e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.” Êxodo 20:5-6. É como uma Brastemp, não tem comparação.
alegria pela palavra
Uma pesquisa feita numa universidade em Londres que foi publicada na conceituada revista científica The Lancet, estudou 5 mil fumantes que desejavam parar de fumar. Os resultados comprovaram que os que recebiam torpedos encorajadores do tipo “O desejo forte dura menos de cinco minutos. Ajude-se tomando uma bebida bem devagar, até a vontade passar”, tiveram 2 vezes mais sucesso do que os que não receberam palavras encorajadoras. A ciência só comprova mais uma vez uma vereda antiga anunciada na Palavra de Deus: “O homem se alegra em dar resposta adequada, e a palavra, a seu tempo, quão boa é!” Provérbios 15:23.
Me lembro com intensidade de uma palavra encorajadora que tive de um professor de Psicanálise. Ao ministrar uma palestra brilhante, correndo para não perder seu vôo e sob aplausos efusivos da platéia no auditório de um hotel, antes de sair ele foi até onde eu estava e disse o quanto me admirava e que era para eu ir fundo porque levava jeito. Eu é que fiquei sem jeito ali diante de tanta gente. Nunca entendi porque ele me escolheu para falar aquilo, mas nem quero saber. O que importa é que aquela palavra, naquele contexto foi muito especial pra mim. Se você quer ser instrumento de Deus na vida de muita gente, procure com zelo a unção de encorajador. Veja algumas dicas:

1-      Anote na sua agenda ENCORAJAR: você se planeja pra tantas coisas e anota tantos compromissos, então anote para não se esquecer de encorajar alguém;
2-      Faça isso regularmente: comece hoje, mas encoraje com regularidade, aproveite e anote em sua agenda os dias de encorajar para os próximos 6 meses;
3-      Se esforce para elogiar: elogiar é um tremendo esforço mesmo. Somos treinados para identificar os erros, não os acertos. Sempre é possível identificar algo de positivo nas atitudes de quem queremos encorajar.
4-      Pare de olhar para seu umbigo: se você continuar se lamuriando só pensando em seus probremas você nunca terá olhos para quem precisa de sua palavra encorajadora. Se for pra olhar, olhe para o umbigo de quem Deus quer abençoar.
5-      Utilize todos os recursos: email’s, torpedos, facebook, telefonemas e bilhetinhos, são ótimos para você começar a encorajar as pessoas. Mas nada fará tanta diferença do que você falar cara a cara com as pessoas. Comece a encorajar e avance nos métodos.
6-      Seja criativo: você pode elogiar as pessoas, orar por elas ao telefone, usar versículos bíblicos encorajadores, dar presentes encantadores, fazer ofertas generosas, convidar para refeições gostosas em sua casa, honrá-las publicamente, e até fazer loucuras de amor para mudar radicalmente a vida de quem você vai encorajar.
7-      Comece em casa: a Granja Comary de seu ministério encorajador é sua casa. Treine com o pessoal de casa, avance para os colegas de trabalho, irmãos da igreja e tenha como alvo encorajar até os confins da terra.

Você tem todas as qualidades para começar a encorajar hoje. Se você teve disposição para ler este artigo até aqui, é sinal que o assunto aquece seu coração (e que você é bem crente mesmo pra me suportar). Deus quer usar você pra encorajar, porque Ele é o maior interessado em alterar completamente a história de seus filhos. Deus conta com você.

Se você gostou deste artigo, divulgue e encoraje alguém hoje ainda.
 Se não gostou, ore para Deus me encorajar a escrever posts melhores.

Um comentário:

  1. Querido Fábio
    Vejo em sua vida a prática do que escrveu neste artigo. Minha oração é para que a comunicação de sua experiência seja como sementes. Para que a Graça de Deus tranforme as sementes de encorajamento numa colheita de comunhão e verdadeiro testemunho ao mundo. Amo e admiro você. Glória a Ele por sua vida!

    ResponderExcluir