CUIDADO, pra não perder a bênção.
Eu dei a carona. Eu tinha a opção de parar para uma lambisgóia, destas de short curtinho que andam pra lá e pra cá de carona. Mas preferi parar uns 50 metros adiante para uma figura exótica de camisa rosa que estendeu sua mãozona como se eu fosse um coletivo. Pensei, parei e perguntei: Vai pra onde negão?
O destino dele eu não sabia, mas eu ia para Cabo Frio e desde o dia anterior à noite eu orava a Deus para que me desse uma companhia, que pudesse me manter acordado naquele trajeto de 500 km.
O exótico homem tinha uns objetos na mão, um saco grande de plástico, do tipo que se ensaca feijão. Um jornal debaixo do braço e a primeira impressão que tive de relance é que se tratava de um andarilho, um mendigo. Chovia muito e o limpador do carro não ajudava muito no meu processo de identificação.
Depois da rápida decisão de colocá-lo dentro de meu carro e ainda na fase das apresentações, a primeira e agradável surpresa. Eu estava dando carona a um padre. Isso mesmo, era o Padre Emílio.
Passar quase duas horas com um padre era tudo que eu precisava e queria. Confessei alguns pecados - uns bem cabeludos - desabafei, contei minha vida como num trailer de filme e, como fui abençoado. Ele me ouviu com ouvido sacerdotal, me aconselhou, me incentivou, me exortou. Bom demais.
O Padre Emílio estudou 14 anos teologia e filosofia, passou 4 anos na Itália num processo de discipulado, dá aulas de inglês e francês, além de ter estudado aramaico, grego, hebraico e com a alegria de um adolescente disse quer estudar mais. Quando eu comentei que tinha feito Psicanálise ele se interessou e quis mais informações sobre esta ciência. Padre Emílio é um sábio homem de Deus.
A verdade é que eu poderia ter feito o percurso em menos tempo, mas fui bem devagarzinho para aproveitar o máximo a presença do Padre Emílio e depois daquela viagem éramos homens diferentes e amigos. Trocamos endereços para futuros contatos eu disse que quando fosse a Cachoeiro, onde ele mora, o procuraria porque queria conhecer a mulher do padre. Isso mesmo. O Padre Emílio é casado. É que ele pertence a Igreja Católica Ortodoxa Síria e nesta comunidade os padres podem casar "graças a Deus", suspirou nosso padre.
Na hora da despedida ele me confidenciou que estava desde o dia anterior rezando para que Deus providenciasse uma carona de retorno para sua casa. Apenas uma carona, mas o que podemos aprender de prático e devocional? O Senhor quer nos abençoar e Ele é muito criativo em Suas abordagens e nos encontros que promove. E alguns encontros são exóticos, mas santos e abençoadores. Estou certo que as melhores coisas da vida se dão através de encontros. Aprendi que preciso quebrar alguns paradigmas porque cultivo aquilo que é complexo. O fato é que a simplicidade também é um dos atributos de Deus.
Não vos esqueçais da hospitalidade, porque, por ela, alguns, não sabendo, hospedaram anjos . Hebreus 13:2
Se gostou desta postagem, divulgue. Se não, tenha miserocórdia e ore por mim.
Gostei!
ResponderExcluirDeus nos dá o prazer de viver momentos como esse, que imagino nunca mais vai sair do seu coração.
ResponderExcluirSarah Fardin
Sempre achei que Deus tem senso de humor!!e vive a nos pregar algumas peças!!
ResponderExcluirO Velho Edas
Adorei o post todo... E muito dificil nós como cristãos nos darmos o "luxo" de parar de olhar com os nossos olhos humanos cheios de preconceitos, pressentimentos e julgamentos.. que coisa linda tudo que ta escrito aqui! ameii!
ResponderExcluirum abraço!
"Simplesmente" fantástico!
ResponderExcluirPS: Gosto muito de Hebreus 13:2.